“TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA: PERCURSOS REAIS, POSSÍVEIS E DESEJÁVEIS”
28, 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2018
AUDITÓRIO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA.
A expansão da escolaridade obrigatória a todas as crianças e jovens, incluindo as que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes das mais variadas situações, é hoje uma realidade em muitos sistemas educativos que prosseguem o objetivo de garantir o direito à inclusão e participação social de todos os cidadãos.
Contudo, não basta facultar o acesso à escola pública. Torna-se necessário refletir sobre as competências (académicas, adaptativas e sociais) adquiridas pelos jovens ao longo do seu percurso escolar que lhes permitam usufruir de oportunidades de desenvolvimento pessoal e social em contextos naturais de aprendizagem e de vivência de uma vida com a máxima qualidade, que se traduz no aumento da autonomia e autodeterminação.
Os jovens com necessidades especiais enfrentam um conjunto de obstáculos superior ao da restante população da mesma faixa etária e correm riscos acrescidos de pobreza, pelo que compete às instituições públicas e a toda a sociedade desenvolver esforços e mobilizar recursos que lhes possibilitem revelar as suas capacidades e viver uma vida feliz e com significado.
Este Encontro apresenta-se, assim, como espaço privilegiado de partilha e reflexão sobre uma realidade que se quer tornar visível e amplificada, de modo a que a investigação e a ação atuais sejam foco de análise crítica e de fundamentação de outros percursos possíveis e desejáveis.
Sobre o autor